A Doutrina Espírita, como luz e bálsamo, ensina-nos que as doenças, embora acompanhadas de tantos sofrimentos e dores, são, para os espíritos que vivenciam tais dramas, direta ou indiretamente, caminhos vitais para a cura da alma.
Especificamente sobre a microcefalia, conversamos com o médico pediatra e homeopata Ricardo Di Bernardi, também escritor, inclusive sendo autor de onze livros espíritas no Brasil e dois na Espanha. Devemos lembrar que nenhuma folha cai de uma só árvore sem autorização do Pai. Portanto, para tudo existem motivos maiores.
Revista do Espiritismo – Qual a visão da Doutrina Espírita acerca desses vários casos de microcefalia?
Ricardo Di Bernardi – Um problema físico com todas as explicações biológicas e médicas, que devem ser consideradas (por exemplo viroses) que lesam o cérebro, mas, sabemos, pelos conhecimentos espíritas, espelham uma fragilidade do corpo astral. Todo estudioso da Doutrina Espírita sabe que o corpo astral (perispírito) dá o molde ou forma energética para se organizar o corpo físico.
Um organismo que se apresenta suscetível ao vírus, seja de qual for a natureza deste vírus, está demonstrando uma fragilidade orgânica decorrente de sua fragilidade ou desarmonia perispiritual.
Revista do Espiritismo – Qual a postura que devemos agora adotar frente a essa situação envolvendo os casos de microcefalia… O que fazer, dentro dos preceitos que nos são ensinados pela Doutrina Espírita, para mantermos o equilíbrio em um momento como o atual?
Ricardo Di Bernardi – Prece. Solicitar a assistência dos amigos espirituais. Trabalhar muito, estudar e amar.
Mantenhamos o pensamento a vibrar nas faixas energéticas positivas!
Esta entrevista, na íntegra, encontra-se na edição atual da Revista do Espiritismo (nº14); fascículo que aborda a microcefalia, além de outros temas para nossa reflexão, sempre dentro da lógica científico-espiritualista. Adquira a sua e ajude na manutenção de nossa Obra. Todas as edições encontram-se à sua disposição.
Nossa livraria está aberta nos dias de reuniões públicas para sua visitação; ou faça contato enviando-nos um e-mail para livraria@lardefreiluiz.org.br ou ligando para (21) 3539-9537.
Da Redação
Revista do Espiritismo