Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, valorizando suas potencialidades individuais e coletivas, através de atividades lúdicas, esportivas, culturais e de reforço escolar. Este é o objetivo do Projeto Socioeducativo em Meio Aberto, que atende, gratuitamente, de segunda à sexta-feira, em dois turnos (manhã/tarde), 240 crianças e adolescentes, com faixa etária de 4 a 16 anos, matriculados na Rede Pública de Ensino, e que residem em Comunidades do entorno da Instituição. Há uma Equipe Multidisciplinar – contando com, aproximadamente, 15 funcionários e 20 voluntários – envolvida no Projeto; equipe essa responsável por pensar e desenvolver atividades específicas e de apoio.
Anualmente, no mês de julho, as crianças são incentivadas a escreverem cartas para seus amigos, e estas são depositadas numa caixa na secretaria do Projeto. No dia 20 de julho, são designadas duas crianças/adolescentes, para a distribuição das cartas. A visita dos “carteiros” não acontece somente no Projeto Social: vários setores e funcionários do Educandário recebem cartinhas das crianças.
E para celebrar o Dia dos Avós (26 de julho), as crianças visitaram a Casa de Felipe, setor da Instituição destinado ao acolhimento aos idosos. Caracterizando um belo momento de respeito à vida, no encontro as crianças cantaram e distribuíram lembranças confeccionadas por elas próprias para os idosos acolhidos. Assim, fortalecendo-se o ciclo que movimenta a Obra: assistência, caridade e, sobretudo, amor.